terça-feira, 15 de maio de 2012

Tipos de uvas mais utilizados na elaboração de vinhos

Chardonnay: É a mais conhecida das uvas brancas. Adaptou-se a várias regiões produtoras de vinhos. É utilizada na fabricação do vinho Chablis e tem participação de brancos na Borgonha (França). Sabor e aroma: mel, pêssego, frutas secas e, em alguns casos amanteigado (fermentação malolática).

 Sauvignon blanc: Originária da França, também produz bons vinhos no Novo Mundo, com destaque para Chile, Nova Zelândia e Brasil. Uva importante na elaboração de brancos de Bordeaux (França). Produz vinhos com frescor e elevada acidez. Sabor e aroma: groselha e frutas tropicais.

 Riesling: Originária das margens do rio Reno, adaptou-se tanto a regiões frias (Alsácia, na França, e Alemanha) como quentes (Austrália, Chile e Brasil). Reage sensivelmente ao clima e ao solo, podendo produzir desde vinhos brancos bem secos até adamados (doces). Sabor e aroma: maçã verde, limão e mel.

Cabernet sauvignon: Originalmente cultivada na Europa, principalmente em Bordeaux,na frança, teve fantástica adaptação na Itália, Espanha, Portugal Estados unidos, Austrália, Chile, Argentina e Brasil. tem muito tanino ( adstringência). Sabor e aroma: pimentão, menta, groselha e chocolate.

 Pinot noir: Uva responsável pela base dos vinhos da Borgonha, na frança. Com plantio pouco versátil, tem sido cultivada em várias regiões do mundo, com resultado dificilmente igualável ao de sua região de origem.Sabor e aroma: frutas vermelhas, aromas florais e trufas.

Syrah: Tradicional no Rhône (França), tem nome de Shiraz na Austrália, onde origina também grandes vinhos tintos. Bastante tânicos (adstringentes), com potencial de envelhecimento por até meio século. Sabor e aroma: frutas vermelhas, especiarias, tabaoc e nuances de chocolate.


Nenhum comentário:

Receitas e dicas do Chef