terça-feira, 24 de março de 2015

APOSTILA DE BAR




ESTUDO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
A importância do estudo das bebidas alcoólicas dá-se ao fato de serem essas partes integrantes dos produtos que são vendidos em um estabelecimento comercial do tipo hotel, restaurante ou bar.
Através da formulação correta dos cardápios, da compra e estocagem e de técnicas de vendas eficientes, teremos nas bebidas uma valiosa fonte de receita para a empresa.

BREVE HISTÓRICO DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS:
Testemunhos arqueológicos comprovam a existência de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, há mais de 3500 a.C., na Mesopotâmia (atuais Irã e Iraque) e no Egito.

Seu consumo veio se desenvolvendo durante os séculos. Nas civilizações gregas e romanas, o consumo de vinho era muito grande e várias regiões tinham sua economia baseada no cultivo de uvas e na produção de vinhos.

Porém, foi a partir do séc. XIV, na Europa, que o estudo e a produção (com finalidade comercial) de bebidas alcoólicas tomou impulso. Nessa época médicos boticários, alquimistas e monges estudavam exaustivamente as técnicas de destilação de líquidos, as infusões e misturas de raízes, plantas e frutos em busca de “elixires milagrosos e fantásticos e da transformação de minerais em ouro”.

Apesar de não conseguirem sucesso em tais objetivos, produziram as bases para todas as bebidas atuais.

Com o advento da Revolução Industrial as receitas das principais bebidas foram padronizadas e iniciou-se a produção de bebidas em larga escala, para suprir as necessidades da população operária que crescia e se aglomerava em torno dos grandes pólos industriais que surgiam.

Não foi sé em quantidade que ocorrera, melhorias na área. Os vinhos franceses, por exemplo, tiveram suas principais áreas de produção demarcadas e começaram a seguir regulamentações quanto ao método de cultivo e produção (séc. XVII).

Atualmente, a economia mundial tem nas industrias de bebidas uma das maiores fontes geradoras de capital e de emprego, difundida em todos os continentes e em constante desenvolvimento a fim de satisfazer a crescente demanda por bebidas dos mais variados mercados consumidores.

CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS:


A classificação de bebidas alcoólicas se baseia nos métodos de produção e nas matérias – primas empregadas.
·         Fermentados.
·         Destilados.
·         Vinhos fortificados.
·         Infusões (licores, bitters, vermutes).


1.  Fermentados :

Transformação química provocada por um fermento vivo ou por um princípio extraído de fermento”.

A fermentação é o processo de transformação dos açúcares contidos nas frutas ou cereais em álcool etílico (51%), gás carbônico (47 %), álcoois voláteis, azotos e glicerina (4%).

Geralmente é provocada por bactérias aeróbicas.

A partir das descobertas de Louis Pasteur no século passado (pasteurização), começou-se a controlar o processo de fermentação de forma segura. A incidência de oxigênio em contato com o líquido e a manutenção de temperaturas são os principais mecanismos utilizados para uma fermentação padronizada.

As principais bebidas fermentadas são:

·         O vinho ( à base de uva).
·         A cerveja (à base de cevada, água e lúpulo).
·         A cidra (à base de maçã).
·         O saquê (à base de arroz).








2.  Destilados :
“Processo em que se evapora e condensa um líquido com o fim de obtê-lo puro ou de separá-lo de um outro.

A destilação tem como objetivo principal a separação do álcool e da água que se compõem uma bebida fermentada. Partindo do fato de o álcool ser mais leve e ter ponto de ebulição mais baixo que a água, o processo consiste em aquecer o líquido a uma temperatura intermediária aos pontos de ebulição do álcool e da água (em torno de 80 e 87 ºC). Nesse momento os vapores do álcool volatizam-se tomando o curso dos encanamentos do alambique enquanto a água permanece na caldeira aquecida. Os vapores alcoólicos alcançam uma serpentina refrigerada e condensam-se, retornando novamente ao estado líquido, porém dessa forma separado da água.

Algumas bebidas passam por mais de uma destilação para alcançarem um produto mais puro.

Alambiques são os compartimentos em que a destilação ocorre. Podem ser tradicionais, chamados de pot still ou alambic charentais, ou podem ser contínuos, onde uma série de compartimentos dentro do alambique fazem a divisão dos diferentes alcoóis, dos resíduos e da água de forma mais completa, resultando em um produto mais puro ( ideais para vodka, gin, aquavites...).

Os melhores Whiskies, Cognacs e Calvados são produzidos em alambiques tradicionais pois eles mantém certas “impurezas” que vão compor seus aromas, sabores, texturas e cores característicos.

As principais bebidas destiladas são:

·         O Whisky (à base de cereais como cevada, centeio, milho).
·         A vodka ( à base de cereais como cevada, centeio, batata).
·         O gin (à base de cereais e zimbro).
·         O run (à base de cana-de-açúcar).
·         A aquavit, eau-de-vie ou schnapps (à base de frutas).
·         A tequila ( à base de agave).






3.  Vinhos Fortificados:

Provenientes da Europa Mediterrânea, são vinhos que tiveram seu processo de fermentação interrompidos pela adição de aguardente vínica (destilado neutro à base de uva). Dessa forma o açúcar da uva não é completamente transformado em álcool. Caracterizam-se por apresentarem teor alcoólico mais elevado do que os vinhos normais (16º a 21º G.L.) e sabor bastante adocicado. Também são chamados de vinhos de sobremesa.

Os principais vinhos fortificados são:

·         Jerez, Xerez ou Sherry (Espanha).
·         Málaga (Espanha).
·         Porto (Portugal).
·         Madeira (Portugal).
·         Marsala (Itália).
·         Samos (Grécia).


4.  Infusões:

Infusões são bebidas à base de vinho ou destilado neutro que recebem a adição de ervas aromáticas, raízes, frutos e flores.

No caso da utilização dos destilados neutros, é comum a adição de água a fim de diminuir o teor alcoólico.

As infusões dividem-se em :

·         Vermutes.
·         Bitters.
·         Licores.










4.1 Vermutes:
Compostos de vinho, branco ou tinto, e ervas aromáticas. Seu nome vem da planta Wermut (artemísia em alemão) muito empregada na sua elaboração. Geralmente utiliza-se vinhos fortificados em sua composição. Sua graduação alcoólica gira em torno de 16º e 18º G.L..

Podem ser doces ou amargos. Muitos utilizados na elaboração de coquetéis, são provenientes principalmente da Itália e França.

Alguns vermutes famosos:

·         Carpano (Itália).
·         Cinzano (Itália).
·         Dubonnet (França).
·         Martini (Itália).
·         Noilly Prat (França).


4.2 Bitters:

São compostos à base de destilados neutro, água, ervas aromáticas e açúcar. O seu nome define sua principal característica: o amargor. Também bastante utilizado no preparo de coquetéis.

Alguns bitters famosos:

·         Campari (Itália).
·         Cynar (Itália).
·         Fernet (Itália).
·         Underberg ( Alemanha).








4.3 Licores:

Tais quais os bitters, os licores também são compostos por destilado neutro, água, açúcar, mas levam não só ervas aromáticas como também frutas, flores e qualquer elemento comestível que possa dissolver-se ou agregar suas características à bebida. A grande diferença para os bitters está no gosto: são doces.

São servidos em pequenas doses em copos específicos para licor.

São muitos os tipos de licores, entre os mais famosos, podemos citar:

·         Anisados (à base de anis).
·         Laranja (Curaçao, Triple-Sec, ...).
·         Whisky (Drambuie).
·         Cacau (licor de chocolate, creme de cacau).
·         Café (Tia Maria, Khalua).


COQUETÉIS


1.  Origem e definição:

Os coquetéis são criações tipicamente norte-americanas. Surgiram nos Estados Unidos no final do século XIX. A origem do termo cocktail é obscura e gera controvérsias. Alguns dizem que vem do termo “rabo de galo” (em inglês cock = galo, tail = rabo) surgido no oeste americano, durante as brigas de galo. Outros sugerem que o termo derive do nome de uma princesa Maia da atual península do Yucatan (México), chamada Cocteu, que teria sido salva por uma mistura de bebidas mágicas de um “homem branco”.

O fato importante é que os coquetéis se espalharam pelo mundo no início do século XX, durante a Bèlle Époque, quando artistas e bon vivants americanos frequentavam os grandes hotéis e cafés de Paris difundindo o Jazz e os coquetéis pela Europa.

Os coquetéis podem ser definidos como “bebidas geralmente alcoólicas, compostas de elementos harmoniosamente misturados ou combinados”. São preparados no exato momento em que serão consumidos e, de preferência, em frente aos clientes.



2.  Classificação dos coquetéis:

Os coquetéis são classificados quanto à categoria, modalidade e finalidade.

2.1 Categorias de coquetéis:

Dividem-se em três categorias, conforme a temperatura e a dosagem dos preparos.

-      Long Drinks: coquetéis servidos em copos longos, tipo “tumbler”, tendo sua composição baseada em um destilado completado com sucos ou refrigerantes.
-      Short Drinks: servidos nos tradicionais copos de coquetel, possuem variadas composições e ingredientes.
-      Hot Drinks: servidos em copos resistentes a temperaturas elevadas, são compostos por destilados, água quente, temperos e frutas.

2.2 Modalidade de coquetéis:

Diferenciam-se por apresentarem método de preparo e utensílios distintos.

-      Batidos: coquetéis preparados no “shaquer” ou coqueteleira. É composto de bebidas de densidade e portanto, de difícil mistura.
-      Mexidos: preparados no “mixing-glass” ou copo de bar. Apresentam já densidades mais próximas, sendo necessário só misturá-los com a “bailarina” (colher de bar).
-      Montados: coquetéis compostos por bebidas de mesma densidade. Podem ser montados diretamente no copo do cliente.



2.3 Finalidade dos coquetéis:

É uma divisão que leva em conta o motivo pelo qual o coquetel é consumido.
-      Estimulante de apetite: aperitivos de sabor seco ou amargo que são servidos antes das refeições.
-      Digestivos: à base de licores e aguardentes, servem para “facilitar a digestão”.
-      Refrescantes: como o próprio nome diz são bebidas à base de frutas e refrigerantes com bastante gelo e algum tipo de aguardente.
-      Nutritivos: bebidas compostas por ingredientes de alto valor protéico e muito calóricos.
-      Estimulantes físicos: tais quais os “hot drinks”, são compostos por destilados, água quente e condimentos.
DRINK’S TROPICAIS

Os drink’s tropicais são caracterizados por serem servidos em copos grandes; copos exóticos ou ainda frutas.

São empregados, no seu preparo bebidas alcoólicas – destilados, licores, refrigerantes, sucos de frutas ou água gaseificada.

São bebidas que proporcionam satisfação da sede e sensação refrescante.


PREPARO DE UM COQUETEL


1-) Coloque os ingredientes todos no anti-balcão;

2-) Os rótulos das bebidas sempre voltados para os clientes;

3-) As bebidas mostrar antes de servir;

4-) As frutas devem estar sempre frescas;

5-) Os copos para coquetel devem ser de boa qualidade para apreciar melhor o coquetel;

6-) O gelo deve estar em boas condições e qualidade, e sempre colocá-lo em primeiro lugar;

7-) A coqueteleira ou Mixing Glass, servem para agitar os coquetéis com rapidez para não derreter o gelo;

8-) O serviço – servir após a preparação – se houver demora o coquetel modifica-se;

9-) Dê importância à decoração, o aspecto e o visual é importante;

10-) Na preparação de um coquetel, trabalhe com elegância, simpatia, técnica, higiene e segurança.





SHORT DRINK’S

SHORT DRINK’S
MODALIDADE

VOLUME
BEBIDAS


COPO

COMPOSIÇÃO   DA   RECEITA

DECORAÇÃO
ALEXANDER
( BATIDO )
IBA


90 ML
SHORT DRINK
30 ML BRANDY
30 ML LICOR DE CACAU
30 ML DE CREME DE LEITE
CANELA EM PÓ OU NOZ MOSCADA

BLOODY MARY

(MONTADO)
IBA
150ML
ON THE ROCKS
COM GELO

50 ML VODCA
100 ML SUCO TOMATE TEMPERADO
TALO DE SALSAO OU PALITO DE CENOURA
SAPHIRE STONE
(MEXIDO)

90 ML.

SHORT DRINK
(GELADA)
30 ML VODCA
30 ML VINHO BRANCO
30 ML LICOR PARFAIT AMOUR

CEREJA
CAIPIRINHA  (PINGA)
CAIPIROSCA  (VODKA)
CAIPIRISSIMA  (RUM)
(MONTADO)

IBA



150 ML

ON THE ROCKS
COM GELO
100 ML DO DESTILADO PRÓPRIO
½ LIMAO
20 GR AÇUCAR



STIR

DAIQUIRI

(BATIDO)

IBA


90ML
SHORT DRINK.

10 GR AÇUCAR
30 ML LIMAO
50 ML RUM BRANCO

GOTAS DE GROSELHA OU GRENADINE

DRY MARTINI

(MEXIDO)

IBA



90ML
SHORT DRINK
(GELADA)
70 ML GIN
3 GOTAS VERMOUTH BRANCO SECO
ACRESCENTAR UM  ZEST DE LIMÃO

AZEITONA VERDE

KIR

(MONTADO)

IBA



130 ML
FLUTE
(GELADA)
20 ML CREME DE CASSIS
110ML VINHO BRANCO SECO
NÃO  TEM

KIR ROYAL

(MONTADO)
IBA


130ML
FLUTE
(GELADA)
20ML CASSIS
110ML ESPUMANTE BRUT

NÃO  TEM
MANHATTAN
(MEXIDO)
IBA


90 ML
SHORT DRINK
(GELADA)
50ML WHISKY CANADENSE / AMERICANO
30 ML VERMOUTH TINTO
3 GOTAS ANGOSTURA


CEREJA

MARGARITA

(BATIDO)

IBA



90 ML

SHORT DRINK

50 ML TEQUILA PRATA
20 ML LIMÃO
20 ML COINTREAU


CRUSTA DE SAL

NEGRONI

(MONTADO)
IBA

90 ML
ON THE ROCKS
COM CUBOS DE GELO
30 ML CAMPARI
30 ML VERMOUTH TINTO
30 ML GIN
½ LAMINA DE LARANJA E
½  DE LIMÃO COM STIR
WHISKY SOUR
(BATIDO)

IBA


90ML
SHORT DRINK
50 ML WHISKY
30 ML SUCO LIMAO
10 GR AÇUCAR
CRUSTA DE AÇUCAR
OLD FASHIONED
(MONTADO)

IBA



90 ML.
OLD FASHIONED
50 ML DE BOURBON
03 GOTAS DE ANGOSTURA
10 GR DE AÇUCAR
1 LANCE DE CLUB SODA

½ LAMINA DE LARANJA
½ LAMINADE MAÇA

COCO FULÔ

(BATID0)

90 ML.
SHORT DRINK
50 ML DE NEGA  FULÔ
30 ML DE MALIBU
10 ML DE S. LIMÃO
TWIST DE COCO OU
TWIST DE LIMÃO
CAFEZITO
(BATIDO)


90 ML.

SHORT DRINK
40 ML  KAHLUA
30 ML DE RUM BRANCO
20 ML DE CREME DE LEITE
GRÃOS DE
CAFÉ
LONG DRINK’S

LONG DRINK’S

MODALIDADE

VOLUME

BEBIDAS

COPO

COMPOSIÇÃO DA

RECEITA

DECORAÇÃO

CUBA LIBRE

(MONTADO)

300 ML

LONG TUMBLER

( CHEIO DE GELO)

50 ML RUN PRATA

COCA COLA P/ COPLETAR

RODELA DE LIMÃO DENTRO DO COPO

STIR E CANUDO

CAMPARII SODA

( MONTADO)
300 ML
LONG TUMBLER
( CHEIO DE GELO)
50 ML DE CAMPARI
CLUB SODA PARA COMPLETAR
RODELA DE LIMÂO DENTOR DO COPO STIR E CANUDO

GIN FIZZ

( BATIDO E
MONTADO)

IBA

300 ML
LONG TUMBLER
( CHEIO DE GELO)
50 ML DE GIN
25 ML S. LIMÃO
20 GR DE AÇUCAR
CLUB SODA P/ COMPLETAR
RODELA DE LIMAO DENTRO DO COPO E
 STIR

GIN TONICA

(MONTADO)

300 ML
LONG TUMBLER
(CHEIO DE GELO)
50 ML DE GIN
TONICA PARA COMPLETAR
RODELA DE LIMAO DENTRO DO COPO E
STIR

MARAJO

(BATIDO E
MONTADO)


300 ML

LONG TUMBLER
(CHEIO DE GELO)
30 ML VODCA
15 ML DE CURAÇAU BLUE
10 ML DE SUCO DE LIMAO
SODA P/ COMPLETAR

RODELA DE LIMAO COM CEREJA NA BORDA COM STIR
E CANUDO

MALIBU FLASH

( BATIDO E
MONTADO)

300 ML

ESCANDINAVA
(CHEIO DE GELO)
20 ML  CREME DE BANANA
20 ML DE MALIBU
20 ML SUCO DE MANGA
SODA LIMONADA PARA COMPLETAR
ESPIRAL DE CASCA DE LARANJA COM UMA CEREJA EM VOLTA DO COPO E CANUDO

MOJITO

( MONTADO)


300 ML

LONG TUMBLER
COM GELO
50 ML DE RUN BRANCO
06 FOLHAS DE HORTELA
10 GR DE AÇUCAR
10 ML SUCO LIMAO
CLUB SODA P/ COMPLETAR

RAMO DE HORTELA , RODELA DE LIMAO DENTRO DO COPO ,STIR E  CANUDO

PLANTER’S PUNCH

(BATIDO E
MONTADO)

IBA


350 ML
ESCANDINAVA
( CHEIO DE GELO)
50 ML  RUN
20 ML  COINTREAU
50 ML SUCO LARANJA
30 ML  SUCO DE ABACAXI
GOTAS DE GRENADINE


RODELA DE LARANJA DENTRO DO COPO E CEREJA




PINÃ COLADA

( BATIDO)

IBA

300 ML
LONG TUMBLER
COM GELO
50 ML DE RUN
100 ML SUCO DE ABACAXI
50 ML LEITE DE COCO
10 GR DE AÇUCAR

TRIANGULO DE ABACAXI COM CEREJA NA BORDA

SCREWDRIVER

( MONTADO)

IBA


300 ML

LONG TUMBLER

50 ML DE VODCA
SUCO DE LARANJA PARA COMPLETAR
RODELA DE LARANJA DENTRO DO COPO
DIVIDINDO OS LIQUIDOS E CANUDO

TEQUILA SUNRISE

( MONTADO)

IBA


300 ML
LONG TUMBLER
( CHEIO DE GELO)   
45 ML DE TEQUILA PRATA
SUCO DE LARANJA PARA COMPLETAR
GOTAS DE GRENADINE OU GROSELHA
RODELA DE LARANJA NA BORDA



TROPICAL
( BATIDO E
MONTADO)




300 ML




ESCANDINAVA
( CHEIO DE GELO)
20 ML DE  GROSELHA
30 GR LEITE CONDENSADO
20 ML SUCO DE UVA
20 ML DE SUCO DE CAJU
20 ML DE ACEROLA
20 ML DE SUCO MANGA
20 ML DE SUCO ABACAXI
30 ML DE VODCA
20 ML DE LEITE DE COCO



TRIÂNGULO DE ABACAXI
COM CEREJA NA BORDA
SEX ON THE BEACH
(MONTADO)

300 ML
LONG TUMBLER
( CHEIO GELO)
40 ML VODCA
20 ML PEACH TREE
SUCO DE LARANJA P/ COMPLETAR
RODELA DE LARANJA NA BORDA
GOTAS GRENADINE
OU GROSELHA
COQUETÉIS NÃO ALCOÓLICOS
DRINK’S MODALIDADE
VOLUME  BEBIDAS
COPO
COMPOSIÇÃO   DA RECEITA
DECORAÇÂO

EVELYN COQUETEL
( BATIDO )


150 ML
TAÇA DE VINHO TINTO
50 ML SUCO ABACAXI
50 ML SUCO LARANJA
30 ML DE CREME DE LEITE
MAÇÃ COM CEREJA NA BORDA

COQUETEL DE FRUTAS

(MONTADO)

130 ML

FLUTE


60 ML SUCO DE ABACAXI
10 ML SUCO DE UVA
60 ML DE SUCO  LARANJA
10 GR DE AÇÚCAR
MAÇÃ EM ½ LUA NA BORDA

ALICE COQUETEL
(BATIDO)


150 ML

TAÇA DE VINHO TINTO
50 ML SUCO DE ABACAXI
50 ML SUCO DE LARANJA
20 ML CREME DE LEITE
10 ML GRENADINE OU GROSELHA


CEREJA NA BORDA E CANUDO
HOT DRINK’S
HOT DRINK’S
MODALIDADE

VOLUME  BEBIDAS
COPO

COMPOSIÇÃO   DA

RECEITA
DECORAÇÂO

BAILEY’S COFFEE
 (MONTADO)


100 ML

XÍCARA DE
CHÁ
35 ML DE BAILEY’S
50 ML DE CAFÉ
15 GR DE CHANTILLY
CHOCOLATE GRANULADO

CAFÉ GLAMOUR

(MONTADO)



120ML


FLUTE
30 ML DE BAILEY’S
30 ML DE FRANGÉLICO
50 ML DE CAFÉ
25 GR DE CHANTILLY

RASPAS DE
CHOCOLATE

CAFÉ PARISIENSE
(MONTADO)



100 ML



XÍCARA DE
CHÁ
50 ML DE CAFÉ
30 ML DE LICOR DE CACAU
05 ML DE ESPUMA DE LEITE
15 GR DE CHANTILLY




CHOCOLATE
GRANULADO

CHOCOLATE GRANDE HOTEL

(MONTADO)



120 ML




FLUTE
60 ML CHOCOLATE ESPECIAL
20 ML DE NOCELLO
05 ML DE GIN
COMPLETAR C/ CHANTILLY




NOZES

IRISH COFFEE

(MONTADO)

IBA



100 ML


FLUTE
30 ML WHISKY IRLANDÊS
40 ML CAFÉ
25 GR CHANTILLY
15 GR AÇÚCAR


RASPAS DE
CHOCOLATE









Nenhum comentário:

Receitas e dicas do Chef